Planeta Bizarro
31/07/2008 - 11h33
Piada mais antiga do mundo mostra humor escatológico de 1900 a.C
Anedota é atribuída aos sumérios e lidera ranking da universidade de Wolverhampton.
Lista com 10 piadas mais antigas também inclui faraós e o senso de humor britânico.
Da Reuters
A piada mais velha do mundo remonta a 1900 a.C e sugere que o humor escatológico era tão popular nessa época quanto é hoje.
A piada surgiu entre os sumérios, que viveram no que é hoje o sul do Iraque, e diz: "algo que nunca aconteceu desde o começo dos tempos: uma mulher nunca soltou um pum no colo do marido".
Este é o primeiro lugar da lista de dez piadas mais antigas do mundo, publicada pela universidade de Wolverhampton (Reino Unido) nesta quinta-feira (31).
Uma piada de 1600 a.C sobre um faraó, o rei Snofru, vem em segundo lugar: "como entreter um faraó entediado? Coloque um navio cheio de mulheres vestidas somente com redes de pesca e diga ao faraó que pegue um peixe".
Já a piada britânica mais antiga do mundo data do século 10 e revela o lado obsceno dos anglo-saxões: "o que é que fica pendurado nas coxas de um homem e quer entrar em um buraco no qual já entrou antes? Resposta: uma chave".
Piada velha
"As piadas variam com o passar dos anos. Algumas têm o formato pergunta e resposta, enquanto outras são provérbios e charadas bem-humoradas", disse o autor do relatório, Paul Mcdonald, importante professor da universidade.
"No entanto, todas elas estão dispostas a abordar tabus e têm algum grau de rebeldia. Os trocadilhos, as anedotas e o humor escatológico de hoje remontam às primeiras piadas identificadas nesta pesquisa."
O estudo foi patrocinado pelo canal de TV Dave. As 10 piadas mais antigas do mundo podem ser vistas no site www.dave-tv.co.uk.
FOTO: Punit Paranjpe/Reuters
Membros de 'clube do riso' participam de atividade recreativa em Mumbai, na Índia.
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL707203-6091,00-PIADA+MAIS+ANTIGA+DO+MUNDO+MOSTRA+HUMOR+ESCATOLOGICO+DE+AC.html
31 julho 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário