15 dezembro 2015

O 1º Fantasma


A última coisa que Christopher viu antes de cair no mar e ficar inconsciente, foi seu pai ser assassinado pelo líder dos piratas. Ambos os navios explodiram.

O rapaz foi levado pelas ondas até uma praia, ainda desmaiado, e socorrido por pigmeus da Tribo Bandar,chefiados por Turan, que o viram como alguém que veio do oceano para libertá-los da escravidão (havia uma lenda ou profecia na tribo que falava justamente sobre isso) , e juraram-lhe eterna lealdade. (Fantasma nº 252,RGE).

Ele criou as flechas envenenadas e uma nova identidade - O Vingador - com base em um ídolo nativo da Tribo Wasaka - e em troca, os pigmeus mostraram-lhe a Caverna da Caveira,onde passou a morar (Fantasma” nº 336, RGE).


fantasma1achapigmeus

fantasma1achapigmeus2

fantasma1achapigmeus3

fantasma1achapigmeus4

fantasma1achapigmeus5

fantasma1achapigmeus6

fantasma1achapigmeus7

fantasma1achapigmeus8

fantasma1achapigmeus9

fantasma1achapigmeus10

fantasma1achapigmeus11

fantasma1achapigmeus12

fantasma1achapigmeus13

fantasma1achapigmeus14

fantasma1achapigmeus15

fantasma1achapigmeus16

fantasma1achapigmeus17

fantasma1achapigmeus18

fantasma1achapigmeus19





Ao encontrar o corpo do assassino - que ainda usava a capa que roubara - de seu pai, esperou que os abutres fizessem o serviço que a Natureza lhes atribuiu; em seguida,pegou o crânio e criou o Juramento da Caveira: "Juro dedicar minha vida à destruição da ganância, pirataria, crueldade e injustiça, em todas as suas formas! Meus filhos e os filhos deles me seguirão".



fantasma1jura



E é claro que ele quis vingar as mortes do pai e dos amigos. Foi aí que começou uma guerra que se estendeu por séculos: os Fantasmas contra a Irmandade Singh.






































































































A troca de nome - de Vingador para Fantasma - se deve à memória do primo Simon (que deveria ser Standish, e não Walker - cujo espírito, abrindo a tradição secular da comunicação com o Além sempre que necessário,fez uma grave denúncia e um pedido de justiça a Crhistian (o nome Kit surgiu em outras gerações),o qual, mesmo não entendendo inicialmente, foi de imediato investigar o caso, como podemos ver nesta HQ:












































































































Ele também enfrentou problemas com a tribo Wasaka,os quais se estenderam a outros Fantasmas, inclusive o 21º, que liquidou o assunto após Diana ser sequestrada e mesmo assim conseguir ajudá-lo.











Há dúvidas sobre com quem o 1° Fantasma se casou:



A) Donna Marabella Columbus (1516-1566),  neta de Cristóvão Colombo (“The Heirs”/ "O Diário do Herdeiro", 1978)  (apesar de haver um grupo que afirma que na verdade ela foi a esposa do segundo Fantasma)  com quem rolou um amor à primeira vista num barco que ia para a Ilha de Hispaniola, onde ela, que era espanhola,  deveria se casar com um nobre espanhol chamado Don Federico, mesmo sem nunca tê-lo visto. O cara era louco, assim como a família dele quase toda – e é claro que o Fantasma se deu bem (como o matrimônio com o tal doido não foi consumado, o Fantasma e ela voltaram para a Europa, onde um arcebispo os casou; depois disso, foi estabelecido que todo Fantasma deve se casar na Caverna da Caveira/Crânio). Confira:





Fantasmaemarab1
Fantasmaemarab2
Fantasmaemarab3
Fantasmaemarab4
Fantasmaemarab5
Fantasmaemarab6
Fantasmaemarab7
Fantasmaemarab8
Fantasmaemarab9
Fantasmaemarab10
Fantasmaemarab11
Fantasmaemarab12
Fantasmaemarab13
Fantasmaemarab14
Fantasmaemarab15
Fantasmaemarab16
Fantasmaemarab17
Fantasmaemarab18
Fantasmaemarab19
Fantasmaemarab20
Fantasmaemarab21
Fantasmaemarab22
Fantasmaemarab23
Fantasmaemarab24
Fantasmaemarab25
Fantasmaemarab26
Fantasmaemarab27
Fantasmaemarab28
Fantasmaemarab29
Fantasmaemarab30
Fantasmaemarab31




 B) Christina, filha de Eric, The Rover/ Eric, O Viajante (“Érico,O Errante”, Opera Graphica, e citada em “A Lenda da Bruxa de Hanta”, de 1979);



















C) Uma princesa espanhola sequestrada por piratas (“A Rainha dos Piratas”, 1989).







Aqui,mais detalhes desse grande e interessantíssimo encontro:














E nesta HQ, há dois motivos de espanto para alguns fãs da dinastia: 1) O 1º Fantasma decide largar tudo e acompanhar a esposa, que iria assumir o trono de seu país; 2) Um quase escândalo/heresia para os fãs: o Juramento foi alterado para servir de inspiração aos futuros Fantasmas.


































































































Como acabamos de constatar, por causa do reinado e da paralisia permanente, eles resolveram viver separados, e isso trouxe graves consequências afetivopsicológicas ao filho; veremos os detalhes no próximo post.


O 1º Fantasma recebeu o Anel da Caveira de um amigo famoso: Paracelso.





E mesmo tanto tempo depois,as Crônicas do 1º são muito consultadas pelo 21º Fantasma; assim ele descobriu a história de um pirata que gostava de pregar peças nos outros e ao desvendar o caso, se divertiu muito ao constatar que este gozador acabou zoando um otário em pleno Século XX.
































Ele também iniciou o Tesouro do Fantasma, um fundo permanente de combate ao crime e ajuda aos necessitados: ao longo dos séculos, os descendentes foram acrescentando ouro, pedras preciosas e jóias ao original.








Abrindo uma outra tradição secular da família, anos depois (1566) o 1º Fantasma foi assassinado por bandidos .






Nenhum comentário: